A potencialidade de obras literárias do PNBE para o ensino de Ciências da Natureza e a promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio
Metadados
Título
A potencialidade de obras literárias do PNBE para o ensino de Ciências da Natureza e a promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
DA
Autor
Salete da Silva
Orientador
Polonia Altoe Fusinato
Coorientador
Shalimar Calegari Zanatta
Nome do Programa
Educação para a Ciência e a Matemática
Instituição de Ensino
UEM
Cidade
Maringá
UF
PR
Palavras-Chave
Alfabetização Científica; Literatura e Ciências; PNBE; Questões CTS.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Abordagem Genérica
Público Alvo
Outros (Obras Literárias)
Problema de Pesquisa
A literatura do PNBE 2013 pode colaborar para o ensino de conteúdos/temas da área de Ciências da Natureza, na perspectiva da AC dos estudantes?
Objetivo Geral
Analisar a potencialidade do referido Acervo para o trabalho articulado entre Literatura e Ciências.
Objetivos Específicos
1) Identificar quantas e quais obras literárias apresentam conteúdos/temas relacionados à área de Ciências da Natureza; 2) Investigar que aspectos podem ser explorados para que tais livros se tornem elementos catalisadores entre Literatura e Ciências; 3) Analisar se estas obras podem contribuir para a promoção da AC dos alunos.
Resumo
Comumente, é atribuída à Literatura uma função lúdica e emotiva, com o escritor sendo visto como aquele que é movido pela vocação, ou por um suposto talento, recebido como presente divino. Já à Ciência é delegada uma função prática e utilitária, para cuja execução o cientista precisa se preparar, investindo fortemente em sua formação. Estas convicções acabam por justificar a forma como a sociedade, em geral, concebe a Literatura e a Ciência como áreas discrepantes, constituídas por saberes singulares, que não oferecem condições para o estabelecimento de correlações. No entanto, já há algum tempo, vem ocorrendo uma mudança em relação à forma de se conceber o conhecimento e, particularmente, em se tratando do ensino, têm sido revistas práticas e metodologias, na perspectiva de proporcionar ao aluno vivências mais significativas, que o conduzam à percepção da complexidade e multidimensionalidade que a realidade apresenta. Nesse sentido, considerando os desafios acerca do ensino de conteúdos/temas científicos voltados à área das Ciências da Natureza, bem como, para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) dos alunos, delimitamos como objeto para investigação a literatura do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), ano 2013, endereçada aos estudantes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral analisar a potencialidade do referido Acervo para o trabalho articulado entre Literatura e Ciências. Já como objetivos específicos, buscaremos: - identificar quantas e quais obras apresentam conteúdos/temas relacionados à área de Ciências da Natureza; - investigar que aspectos podem ser explorados para que tais livros se tornem elementos catalisadores entre Literatura e Ciências; e analisar se estas obras podem contribuir para a promoção da AC dos estudantes. Em face do contexto apresentado, foi estabelecida a seguinte questão-problema: - A literatura do PNBE 2013 pode colaborar para o ensino de conteúdos/temas da área de Ciências da Natureza, na perspectiva da AC dos estudantes? Tendo em vista alcançar o que foi proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa fenomenológica, com finalidade exploratória, que pode ser classificada, ainda, como documental, ao se considerar o corpus do trabalho (obras literárias). É preciso destacar, também, que durante o processo de produção da tese a revisão bibliográfica se mostrou necessária continuamente. Para a análise das informações, utilizamos o método indutivo e, como metodologia, optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada em Moraes e Galiazzi (2005), devido ao seu potencial investigativo, que abre possibilidades para novas compreensões e interpretações sobre fenômenos (e discursos) que, normalmente, manifestam-se durante a pesquisa. Como resultado, as Questões CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) se constituíram como um pilar que interrelacionou oito obras literárias, que foram identificadas como elementos catalisadores das áreas de Literatura e Ciências. Espera-se que os resultados apresentados possam gerar muitas reflexões no mundo acadêmico, a ponto de motivar a realização de mais pesquisas abordando conexões entre Literatura e Ciências. Afinal, acreditamos não haver limites nem para as criações literárias, nem para as científicas.