A música como linguagem no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Química
Metadados
Título
A música como linguagem no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Química
Ano de Defesa
2019
Grau de Titulação
MP
Autor
Miguel Luiz da Silveira
Orientador
Karina Omuro Lupetti
Nome do Programa
Química
Instituição de Ensino
UFSCar
Cidade
São Carlos
UF
SP
Palavras-Chave
Eletroquímica; Alfabetização Científica; Música.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Química
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
A música como linguagem pode auxiliar o processo de alfabetização científica nas aulas de química?
Objetivo Geral
Avaliar a música como linguagem no processo de Alfabetização Científica no Ensino de Química por meio das músicas autorais do professor e da produção de músicas ou paródias musicais pelos alunos, como uma estratégia de ensino-aprendizagem de conceitos, tais como estimular a motivação em relação aos estudos desse componente curricular,mostrando a potencialidade da música no ensino de Química.
Objetivos Específicos
1) Produzir músicas ou paródias musicais, promovendo a criatividade e enfocando os conceitos científicos dos conteúdos trabalhados, as quais serão apresentadas ao público; 2) Popularizar os conceitos científicos utilizados na disciplina de química através da música; 3) Criar e estimular o hábito de pesquisa, leitura e escrita que irá corroborar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos; 4) Melhorar comprometimento, organização, objetividade, responsabilidade, interesse e cooperação por meio dos trabalhos em equipe; 5) Construir um ambiente motivador de alegria e prazer, de participação crítico-colaborativo, gerando discussões que corroboram na formação de cidadãos críticos e capazes de tomar decisões.
Resumo
Entre as ciências, a Química destaca-se devido às várias possibilidades de se abordar cada tópico, partindo de uma simples observação, de um experimento ou da leitura da própria natureza, surgindo os questionamentos e a problematização necessária para a produção de conhecimento científico. O que dificulta o ensino de química, muitas vezes, é a forma como é praticado, excessivamente transmissivo, não problematizado e descontextualizado, não considerando a compreensão e a vivência do aluno. Essa dissertação buscou a utilização da música como instrumento de trabalho e linguagem no processo de alfabetização científica nas aulas de química, de modo que houve maior interesse dos alunos em aprender esta disciplina e, consequentemente, promoveu-se uma melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem através do ambiente lúdico. Atualmente, seria mais fácil elencar os ambientes nos quais a música não está presente. Os celulares, cada vez mais modernos, são uma ferramenta didática potencial no processo de ensino e aprendizagem, quando têm o seu uso orientado pelo professor. A utilização de metodologias ativas, em que o aluno é o protagonista e o produtor do seu próprio conhecimento, confere uma nova dinâmica ao processo, sempre orientado pelo professor-mediador, que também acaba assumindo o papel de pesquisador-orientador do processo pedagógico. O presente trabalho desenvolveu uma sequência didática para ensinar o conteúdo de Eletroquímica, utilizando uma metodologia lúdica, com músicas e/ou paródias autorais, acompanhadas de problematizações e contextualizações, considerando as vivências dos alunos. Em seguida, os grupos de alunos, de acordo com as suas preferências musicais, produziram músicas inéditas e/ou paródias musicais como produtos desse trabalho, envolvendo os conceitos-chave dos conteúdos de eletroquímica que foram trabalhados em sala de aula, evidenciando o processo de alfabetização científica segundo CHASSOT e MILLER.