A metodologia de projetos sob a perspectiva da abordagem CTSA: uma estratégia para promover a aprendizagem significativa crítica de Botânica no Ensino Médio
Metadados
Título
A metodologia de projetos sob a perspectiva da abordagem CTSA: uma estratégia para promover a aprendizagem significativa crítica de Botânica no Ensino Médio
Ano de Defesa
2014
Grau de Titulação
MP
Autor
Kelly Araujo Ferreira Krauzer
Orientador
Manuella Villar Amado
Nome do Programa
Educação em Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
IFES
Cidade
Vitória
UF
ES
Palavras-Chave
Metodologia de Projetos; Escola pública; Abordagem CTSA; Ensino de Botânica; Aprendizagem Significativa Crítica; Alfabetização Científica; Ensino médio; Ensino de biologia
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
N. I.
Objetivo Geral
Investigar as contribuições de um projeto pedagógico multidisciplinar sobre botânica em uma escola pública de Ensino Médio com vistas a promover a alfabetização científica e a contribuir para a aprendizagem significativa crítica.
Objetivos Específicos
1) Avaliar o projeto pedagógico multidisciplinar sobre botânica com enfoque CTSA como estratégia de promover a alfabetização científica; 2) Avaliar a aprendizagem significativa crítica de conceitos de botânica no ensino médio, tendo em vista a Teoria da Aprendizagem Significativa; 3) Avaliar a alfabetização científica por meio de uma atividade do projeto escolar sobre botânica com enfoque CTSA; 4) Elaborar um guia didático para professores do Ensino Médio, para implantação de projeto pedagógico sobre botânica com abordagem CTSA, com finalidade de atuar no aprimoramento da percepção ambiental dos estudantes, na valorização dos saberes populares e na condução de uma aprendizagem significativa crítica.
Resumo
Considerando a forte relação que as plantas têm com as pessoas e a dificuldade de encontrar materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre esse tema, o objetivo do trabalho foi investigar as contribuições de um projeto pedagógico multidisciplinar em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Serra, a fim de promover a alfabetização científica, contribuir para a aprendizagem significativa crítica e para a formação de um aluno capaz de relacionar os impactos da ciência, tecnologia, na sociedade e no ambiente. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, aplicação de questionários, de registros por meio de diário de bordo, mapas conceituais e relatório de atividades dos alunos. Todos os dados produzidos foram organizados em categorias seguindo as orientações de Bardin. A análise dos dados resultante da elaboração do projeto escolar, ocorreu a partir de pressupostos da abordagem CTSA proposta por Fernandes, Pires e Villamañan. Os relatórios das práticas experimentais dos alunos forneceram dados para análise da alfabetização científica embasadas em Fourez. Os mapas conceituais criados pelos alunos antes e após a finalização do projeto foram comparados e analisados com base nos pressupostos da Aprendizagem Significativa Crítica, reiterada por Marco Antônio Moreira, a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, segundo técnica de Trindade e Hartwing. Os resultados obtidos indicam que a realização do projeto pedagógico contribuiu para o Ensino de Ciências por meio da produção de material didático, além de auxiliar na formação de aluno crítico para as demandas que envolvem o tema plantas. Como produto final foi desenvolvido um Guia Didático para professores sobre projeto pedagógico para Ensino de Botânica.