A Feira de Ciências como espaço para Alfabetização Científica – Uma análise a partir da experiência na EMEF Stélida Dias Vitória
Metadados
Título
A Feira de Ciências como espaço para Alfabetização Científica - Uma análise a partir da experiência na EMEF Stélida Dias Vitória
Ano de Defesa
2021
Grau de Titulação
MP
Autor
Fernanda Rodrigues Weigert
Orientador
Carlos Roberto Pires Campos
Nome do Programa
Educação em Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
IFES
Cidade
Vitória
UF
ES
Palavras-Chave
Divulgação Científica; Alfabetização Científica; Feira de Ciências; Autonomia Investigativa.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
N. I.
Objetivo Geral
Analisar a VIII Feira de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Stélida Dias, reconhecendo-a como prática pedagógica que, por meio da divulgação científica, na movimentação do espaço escolar, favorece a alfabetização científica de seus participantes e expositores, desde o planejamento até sua culminância, não desconsiderando os desafios advindos da sua realização.
Objetivos Específicos
1) Planejar e desenvolver as etapas de produção dos trabalhos científicos dos alunos, sob uma ótica interdisciplinar, consoante ao conteúdo curricular de ciências da natureza do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; 2) Organizar a VIII Feira de Ciências da EMEF Stélida Dias para a apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, situando o evento como espaço de divulgação científica para a visitação dos demais alunos não expositores e da comunidade escolar; 3) Apontar o potencial de alfabetização científica da VIII Feira de Ciências da EMEF Stélida Dias, à luz dos eixos estruturantes da alfabetização propostos por Sasseron e Carvalho (2008, 2015); 4) Discutir a importância da movimentação escolar vivenciado pelos alunos no desenrolar da VIII Feira de Ciências da EMEF Stélida Dias e sua potencialidade; 5) Elaborar um caderno de sugestões para a organização de uma feira de ciências escolar, para professores, incluindo sugestão de avaliação dos alunos participantes e um guia para o estudante participante e expositor, contendo informações simplificadas sobre as etapas de produção e apresentação dos trabalhos.
Resumo
Um dos objetivos do ensino de Ciências é a alfabetização científica e, para que isso aconteça, faz-se necessário desenvolver práticas de divulgação científica. Partindo desse pressuposto, uma das metodologias pedagógicas que geram expressivo impacto na iniciação à cultura científica dos educandos, favorecendo sua autonomia e criticidade, em face do conhecimento científico, são as feiras de ciências. À luz desta perspectiva, esta pesquisa investigou a VIII Feira de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Stélida Dias, de modo a reconhecê-la como prática pedagógica que, por meio da divulgação científica na movimentação do espaço escolar, favorece a alfabetização científica de seus participantes expositores, desde o planejamento até sua culminância, não desconsiderando os desafios advindos da sua realização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa apoiada em um estudo de caso, que evidencia a participação de alunos, professores e corpo pedagógico no desenvolvimento e na organização de uma feira de ciências. Como método de procedimento foi adotada a observação participante para a coleta de dados por meio de registros descritivos e aplicação de questionário aos alunos. Os dados foram analisados à luz dos eixos estruturantes da alfabetização científica, conforme Sasseron e Carvalho (2008, 2015). A experiência vivenciada na VIII Feira de Ciências da EMEF Stélida Dias possibilitou observar a autonomia do aluno com relação aos processos de aprendizagem por meio da orientação docente para a construção dos trabalhos, bem como o desenvolvimento da criticidade e do trabalho colaborativo. A pesquisa colocou em destaque a organização dos trabalhos científicos construídos coletivamente pelos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, evidenciando as conexões entre os conceitos trabalhados em sala de aula, sendo também levado em consideração os percalços enfrentados nessa trajetória. A pesquisa destaca que a feira de ciências em questão revelou-se uma importante ferramenta educacional para o processo de alfabetização científica dos alunos participantes, avançando na construção da sua cultura científica, favorecendo a troca de conhecimentos e de experiências com professores e colegas e a interação com a comunidade escolar.