A Astrobiologia como ferramenta para Alfabetização Científica e Tecnológica
Metadados
Título
A Astrobiologia como ferramenta para Alfabetização Científica e Tecnológica
Ano de Defesa
2017
Grau de Titulação
MP
Autor
Paulo Roberto Ferreira
Orientador
Amâncio Cesar Santos Friaça
Nome do Programa
Ensino de Astronomia
Instituição de Ensino
USP
Cidade
São Paulo
UF
SP
Palavras-Chave
Alfabetização Científica e Tecnológica; Astrobiologia; Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; STEM.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Física
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
N. I.
Objetivo Geral
Ampliar a compreensão do papel que as ciências e seus conhecimentos representam para nossa sociedade.
Objetivos Específicos
N. I.
Resumo
Este projeto de pesquisa explora o potencial da Astrobiologia como ferramenta de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A presente proposta tem uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, uma vez que a ACT exige o envolvimento e a integração de diferentes campos do conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Nessa perspectiva, a educação científica deve começar com atividades problematizadoras com temas capazes de relacionar e conciliar diferentes esferas da vida, permitindo-nos observar as ciências e seus produtos como elementos presentes na nossa existência cotidiana e, portanto, intimamente ligados às nossas vidas. A busca pela desfragmentação do conhecimento está presente explicitamente na Astrobiologia, que se apresenta como multidisciplinar em seu conteúdo e interdisciplinar na sua execução, justificando assim a escolha da Astrobiologia como o eixo desse projeto pedagógico. Por outro lado, Gerard Fourez elaborou uma metodologia de ACT, a construção de Ilhas interdisciplinares de Racionalidade (IIRs), visando o estabelecimento de conexões significativas entre modelos científicos e a vida cotidiana. O presente projeto de ACT reuniu as contribuições da Astrobiologia e IIRs e conduziu práticas educativas baseadas na construção de IIRs com temas astrobiológicos, resultando na produção de um guia didático, um jogo de tabuleiro e uma simulação de um encontro científico, que representam ricos recursos didáticos pedagógicos para a ACT.