O espaço urbano da cidade de Caruaru-PE: laboratório vivo para estudos ecológicos por meio de metodologias ativas
Metadados
Título
O espaço urbano da cidade de Caruaru-PE: laboratório vivo para estudos ecológicos por meio de metodologias ativas
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
MP
Autor
Weverton da Silva Martins
Orientador
Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa
Coorientador
-
Nome do Programa
PROFBIO Ensino de Biologia em Rede Nacional
Instituição de Ensino
UFPB
Cidade
João Pessoa
UF
PB
Palavras-Chave
Ensino de Biologia; Ecologia; Ecossistemas urbanos; Espaços de ensino não-formais.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Biologia
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Como utilizar os espaços urbanos de Caruaru-PE para ensinar ecologia em turmas de biologia no ensino médio?
Objetivo Geral
Produzir conhecimentos ecológicos por meio de metodologias ativas no ensino médio tendo como campo de estudo os diferentes espaços urbanos da cidade de Caruaru-PE, na perspectiva da conscientização ambiental crítica e contextualizada.
Objetivos Específicos
1) Caracterizar espaços da área urbana da cidade de Caruaru – PE, categorizando indicadores com potenciais educativos para o desenvolvimento de estudos ecológicos e socioambientais no ensino médio; 2) Selecionar temas ambientais contextualizados a partir da análise do livro didático, associado aos conhecimentos prévios dos alunos; 3) Planejar e executar uma sequência de atividades articuladas para tratar temas ecológicos e socioambientais por meio de metodologias ativas na perspectiva do ensino híbrido e por processos investigativos, tendo o espaço urbano de Caruaru como um laboratório vivo; 4) Analisar a percepção dos alunos acerca dos temas ambientais, seu envolvimento e compreensão sobre as questões locais; 5) Elaborar um Guia Pedagógico para ensinar ecologia utilizando os espaços urbanos como Laboratório Didático.
Resumo
As demandas pedagógicas atuais para o ensino da biologia exigem que sejam adotadas estratégias didáticas inovadoras, para além da memorização de conceitos científicos, de modo que o processo de ensino-aprendizagem seja investigativo, contextualizado e integrador. A dinâmica de relacionar os saberes escolares com o cotidiano do aluno é tarefa desafiadora para o professor de biologia e a área urbana na qual o aluno habita, pode ser um espaço de construção de conhecimento bastante enriquecedor para a sua formação integral. O presente estudo teve como objetivo construir conhecimentos ecológicos por meio de metodologias ativas no ensino médio, tendo como campo de estudo os diferentes espaços urbanos da cidade de Caruaru-PE. Os procedimentos da pesquisa ocorreram em observância aos protocolos de saúde para evitar a contaminação da COVID-19. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo, e teve como estratégias de investigação a abordagem exploratória e participante. As atividades foram realizadas por meio do ensino híbrido, com estudantes do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Nelson Barbalho na cidade de Caruaru-PE. Pautou-se no ensino por investigação e nos preceitos da alfabetização científica, como eixo orientador. Os dados foram obtidos por meio de observação participante, roda de conversa, grupo focal e caderno de anotações. Foram desenvolvidos estudos ambientais voltados aos espaços urbanos, explorando os seguintes temas: desmatamento, saneamento e tratamento de resíduos sólidos, conservação ambiental de áreas verdes e serviços ecossistêmicos. Todos foram trabalhados na modalidade de ensino híbrido e por meio de metodologias ativas. Como resultado do estudo, foi feita a caracterização socioambiental envolvendo os aspectos geográficos, demográficos, políticos e ambientais da cidade de Caruaru-PE, gerando indicadores relacionados ao potencial educativo em diferentes espaços urbanos, a partir dos quais foram definidas as temáticas para os estudos ecológicos. Ocorreram visitações em ambientes urbanos, a partir dos quais foram realizadas leituras de textos e debates, trabalhando conceitos ecológicos direcionando análises críticas e propostas de intervenções. A avaliação se deu de forma contínua, bem como a partir da sistematização dos resultados e pela análise de conteúdo. A experiência confirmou a viabilidade do uso de metodologias ativas como ferramenta de ensino de ecologia em ambientes urbanos. O estudo culminou com a elaboração de um Guia Pedagógico registrando o percurso e os alcances das atividades desenvolvidas. Este Guia será disponibilizado em repositórios institucionais para subsidiar aulas de ecologia para a educação básica. A ênfase do Guia está na utilização dos espaços urbanos para o desenvolvimento de estudos ecológicos de modo investigativo e para a produção de conhecimentos contextualizados na educação básica.