A Feira de Ciências como instrumento para promoção da aprendizagem significativa no ensino de Ciências
Metadados
Título
A Feira de Ciências como instrumento para promoção da aprendizagem significativa no ensino de Ciências
Ano de Defesa
2019
Grau de Titulação
MP
Autor
Taise Helena de Sousa Silva
Orientador
Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques
Coorientador
-
Nome do Programa
Gestão de Ensino da Educação Básica
Instituição de Ensino
UFMA
Cidade
São Luís
UF
MA
Palavras-Chave
Feira de Ciências; Ensino de Ciências; Alfabetização Cientifica Aprendizagem Significativa.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
AG
Problema de Pesquisa
Qual o papel que a Feira de Ciências tem desenvolvido nas escolas de EF? Quando implementado tem de fato, contribuído para a Aprendizagem Significativa de conhecimentos científicos no EF? Quais as características que definem as práticas educativas comumente trabalhadas na realização de Feira de Ciências de escolas pública municipais de Ensino Fundamental da capital maranhense? Quais estratégias técnico-científicas poderiam ser aplicadas para nortear e potencializar uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental?
Objetivo Geral
Analisar os procedimentos de construção e implementação de Feiras de Ciências utilizadas como instrumento para a aprendizagem significativa de conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental Anos Iniciais das Unidades de Educação Básica, Núcleo Anil, no município de São Luís/MA.
Objetivos Específicos
1) Identificar a ocorrência de Feiras de Ciência nas Unidade de Educação Básicas do Ensino Fundamental do Núcleo Anil do município de São Luís/MA; 2) Identificar a ocorrência de Feiras de Ciência nas Unidade de Educação Básicas do Ensino Fundamental do Núcleo Anil do município de São Luís/MA; 3) Identificar as concepções dos professores de Ciências do EF sobre a intenção didático pedagógica na implementação de Feira de Ciências como instrumento de intervenção para Aprendizagem Significativa no ensino de Ciências; 4) Elaborar um Caderno de Orientações e Estratégias para Implementação de Feiras de Ciências no Ensino Fundamental com base na pesquisa desenvolvida.
Resumo
Neste trabalho analisou-se as concepções e os procedimentos de construção e implementação de Feiras de Ciências utilizadas como instrumento para a aprendizagem significativa de conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental Anos Iniciais das Unidades de Educação Básica, Núcleo Anil, no município de São Luís/MA. O marco teórico que auxiliou o caminho das discussões compreenderamse em Delizoicov e Angotti (2011), Selbach (2010) que fundamentam o Ensino de Ciências; Ausubel (1968 e 1978) a Aprendizagem Significativa, Mancuso (1993 e 2000) Feira de Ciências, Chassot (2000 e 2003) Alfabetização Científica. Na pesquisa documental, sustentada na constante revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Básica (2013) e dos PCN’s para Ciências (BRASIL, 1997 e 1998), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) e Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2016) documentos que norteiam a base curricular do Ensino de Ciências no Brasil. Delineou-se portanto, as etapas da investigação na perspectiva de pesquisa qualitativa utilizando os preceitos da abordagem documental e participante e do uso de questionário como instrumento para coleta de dados que vetorizaram as discussões para a análise de conteúdo, possibilitando a construção de um “Caderno de Orientações e Estratégias para Implementação de Feiras de Ciências” como produto desta pesquisa. Ressalta-se que o campo de pesquisa, bem como os sujeitos participantes inseriram-se em critérios de seleção observando as peculiaridades e necessidades formativas da escola pública, no intuito de contribuir com a dinâmica dessas instituições no nível fundamental, presentes no estado do Maranhão. As conclusões revelaram que as concepções dos sujeitos em relação à Feira de Ciências e seu uso na Educação Básica são de grande valia para aprendizagem significativa dos conteúdos de Ciências, para o desenvolvimento de atividades técnico-cientificas e incentivo para Alfabetização Cientifica no Ensino Fundamental, além de se apresentar como um evento bem visto pelos professores e percebido como facilitador para o compartilhamento de conhecimentos científicos, auxiliando também no desenvolvimento dos envolvidos no que diz respeito à educação pela pesquisa. Espera-se com este estudo contribuir com discussões, reflexões e mudanças de perspectivas no contexto escolar, especialmente quanto à necessidade e importância de novas metodologias de ensino e de utilização de instrumentos para promover aprendizagem com significado.