Indicadores de Alfabetização Científica: abordando a biodiversidade em uma Sequência Didática investigativa
Metadados
Título
Indicadores de Alfabetização Científica: abordando a biodiversidade em uma Sequência Didática investigativa
Ano de Defesa
2016
Grau de Titulação
DA
Autor
Luziene Aparecida Grandi
Orientador
Marcelo Tadeu Motokane
Coorientador
-
Nome do Programa
Biologia Comparada
Instituição de Ensino
USP
Cidade
Ribeirão Preto
UF
SP
Palavras-Chave
Biodiversidade; Indicadores de Alfabetização Científica; Trabalho de campo; Júri simulado; Produção escrita.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Como promover a alfabetização científica por meio de uma sequência didática investigativa para tratar da biodiversidade?
Objetivo Geral
Compreender como ocorre o processo de alfabetização científica acerca do conceito de biodiversidade em uma sequência didática investigativa.
Objetivos Específicos
1) Identificar quais indicadores de alfabetização científica estão presentes durante o desenvolvimento de cada atividade de ensino; 2) Verificar se os indicadores de alfabetização científica presentes durante a aplicação da sequência didática investigativa influenciam na construção do conhecimento acerca do conceito de biodiversidade.
Resumo
Considerando que a biodiversidade está presente em diferentes setores da sociedade, discutir seu conceito, conservação, valoração e uso sustentável, não é uma tarefa simples. Todavia, é necessária, pois os temas relacionados ao meio ambiente são de importância para todas as pessoas, extrapolando os interesses da comunidade científica. Desta forma a educação para a biodiversidade adquire grande relevância, pois implica discutir aspectos sociais, políticos, éticos e estéticos da vida dos cidadãos. Várias pesquisas na área do ensino de ciências têm se preocupado com estas questões. Contudo, são poucos os estudos que investigam como o conceito de biodiversidade é ensinado, problematizado e compreendido por meio de sequências didáticas investigativas aplicadas a espaços formais e não formais de ensino, conjuntamente. Estão ausentes os estudos que investigam os indicadores de alfabetização científica em meio a esta temática, contemplando atividades de ensino diferentes em uma mesma sequência didática. Assim, o presente trabalho visa elucidar alguns destes aspectos tendo por objetivo compreender como ocorre o processo de alfabetização científica acerca do conceito de biodiversidade em uma sequência didática investigativa. Para isso foram analisadas três atividades de ensino de uma sequência didática investigativa que abordou o ensino do conceito de biodiversidade. Tais atividades de ensino envolveram o trabalho de campo, o júri simulado e a produção escrita. Os sujeitos pesquisados foram alunos do sexto ano do ensino fundamental, estudantes de escola pública localizada no interior do Estado de São Paulo. Videogravações do trabalho de campo e do júri simulado foram transcritas, assim como as redações elaboradas pelos alunos durante a atividade de produção escrita. Por meio das análises deste material, alguns subindicadores e indicadores de alfabetização científica foram identificados dando indícios sobre como cada atividade de ensino contribuiu com a alfabetização dos alunos. Nas redações também foram encontrados valores atribuídos á biodiversidade. A sequência didática investigativa verificada desenvolveu um trabalho com os alunos envolvendo três âmbitos: procedimental, conceitual e axiológico.