Ensino de Ciências por investigação: contribuições da leitura para a Alfabetização Científica nos anos iniciais
Metadados
Título
Ensino de Ciências por investigação: contribuições da leitura para a Alfabetização Científica nos anos iniciais
Ano de Defesa
2020
Grau de Titulação
MP
Autor
Tamires de Almeida Silva
Orientador
Elton Casado Fireman
Coorientador
Silvana Paulina de Souza
Nome do Programa
Ensino de Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
UFAL
Cidade
Maceió
UF
AL
Palavras-Chave
Ensino de Ciências por investigação; Alfabetização Científica; Sequência de Ensino Investigativo.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Quais as contribuições da leitura, do gênero textual lenda, na promoção da Alfabetização Científica de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio do ensino por investigação?
Objetivo Geral
Analisar as contribuições da leitura de textos, do gênero textual lenda, para a promoção da Alfabetização Científica de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da abordagem didática do ensino por investigação.
Objetivos Específicos
1) Discutir Alfabetização Científica e Sequência de Ensino Investigativo; 2) Debater sobre o uso de gêneros textuais como estratégia para o ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 3) Construir uma Sequência de Ensino Investigativo para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando o gênero textual lenda; 4) Aplicar e analisar a viabilidade do uso de textos, especificamente do gênero textual lenda, para a promoção da Alfabetização Científica de estudantes dos anos iniciais.
Resumo
Esse texto parte da ideia de um Ensino de Ciências que ofereça aos estudantes a possibilidade de utilização dos seus conhecimentos científicos na compreensão e na interação com o mundo a sua volta. A investigação consistiu no desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), intitulada “Como se forma um arco-íris no céu?”, junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Arapiraca-AL. O objetivo consistiu em analisar as contribuições da leitura de textos, do gênero textual lenda, para a promoção da Alfabetização Científica de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da abordagem didática do ensino por investigação. Para nortear a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: Quais as contribuições da leitura, do gênero textual lenda, na promoção da Alfabetização Científica de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio do ensino por investigação? Assim, buscou-se na Abordagem Qualitativa os pressupostos metodológicos que consistiu em uma pesquisa de aplicação, utilizando como instrumento de coleta de dados o desenvolvimento da Sequência Didática, composta por atividades com questões abertas. Os resultados apontaram que a leitura de textos, no ensino de Ciências, permitiu a inclusão dos estudantes na cultura científica por meio da aprendizagem de conceitos, ampliação de vocabulário, compreensão da natureza da Ciência, clareza acerca do gênero textual lenda, desenvolvimento da leitura e da escrita em Ciências e formação de cidadãos críticos e conhecedores de seus direitos e deveres na sociedade.