Ensino de Ciências por investigação na perspectiva da Alfabetização Científica: Kit do investigador – Coronavírus
Metadados
Título
Ensino de Ciências por investigação na perspectiva da Alfabetização Científica: Kit do investigador - Coronavírus
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
MP
Autor
Joelma Mendes da Cruz
Orientador
Andrea Velloso da Silveira Praça
Coorientador
-
Nome do Programa
Ensino de Ciências e Saúde
Instituição de Ensino
UNIGRANRIO
Cidade
Duque de Caxias
UF
RJ
Palavras-Chave
Produção de material educativo; Ensino por investigação; Prática docente.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos e Professores
Problema de Pesquisa
A abordagem didática de Ensino por Investigação, através da implementação de um kit do investigador - Coronavírus, poderá contribuir para a alfabetização científica dos alunos?
Objetivo Geral
Contribuir para o processo de alfabetização científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, incentivando práticas do Ensino por Investigação, a partir da implementação do Kit do Investigador – Coronavírus.
Objetivos Específicos
1) Identificar como acontece a prática docente no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental do CIEP Municipalizado 220 Yolanda Borges, município de Duque de Caxias/RJ; 2) Construir um Kit do Investigador – Coronavírus com atividades e materiais inerentes ao fazer científico, tendo a virologia e a biologia do coronavírus, mais especificamente a da COVID-19, como temática central; 3) Selecionar materiais de baixo custo para a composição do Kit do Investigador – Coronavírus, garantindo acessibilidade para que qualquer professor possa replicá-lo; 4) Validar em turma do 4º ano do Ensino Fundamental, o Kit do Investigador– Coronavírus e seus processos investigativos adaptados às séries iniciais, de modo a impulsionar a curiosidade intelectual, investigação de causas, elaboração de hipóteses, formulação e resolução de problemas científicos; 5) Elaborar um Guia Orientador para professores construírem, adaptarem e utilizarem o Kit do Investigador – Coronavírus com seus alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo
A alfabetização científica caracteriza-se por um processo contínuo, onde os indivíduos desenvolvem a capacidade de analisar e avaliar situações que permitam a tomada de decisões e posicionamentos, de maneira crítica e autônoma, com base nas inúmeras possibilidades do conhecimento científico. Considerando o Ensino de Ciências por Investigação como um dos caminhos que contribuem para o processo de alfabetização científica, sua particularidade é a participação constante dos alunos em atividades que envolvam questionamentos, planejamentos, busca de evidências, argumentação e comunicação, todos permeados pelas ações e rotinas do universo científico. Diante do exposto, este estudo, como pesquisa de mestrado profissional, tem por objetivo geral: Contribuir para o processo de alfabetização científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, incentivando práticas do Ensino por Investigação, a partir da implementação do Kit do Investigador – Coronavírus. O estudo considerou o potencial da temática da virologia nas ciências naturais para o despertar da criatividade, pluralidade epistemológica e dialogismo formativo em sala de aula. Para a construção do estudo foram utilizados referenciais que indicaram caminhos teórico-práticos que trouxeram muitas possibilidades criativas entre eles estão Montessori (2017), Maffesoli (2010), Morin (2005), Freire(2005), Vygotsky (2003), Jantsch (2002), Freinet (1985) e Japiassu (1976). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e do tipo estudo de caso. Participaram deste estudo 05 professores e 20 alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental do CIEP Brizolão Municipalizado 220 Yolanda Borges, município de Duque de Caxias/RJ. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. Utilizamos a Análise de Livre Interpretação (ANJOS, ROÇAS e PEREIRA, 2019), dialogamos a partir das experiências, relatos e pesquisas com outros autores. A análise envolveu a interpretação de contextos, o uso de variadas fontes de informação, o pensamento generalizante e a acessibilidade às linguagens científicas. Entendemos a pesquisa no paradigma da crítica social em que a participação para a transformação social presume reflexão. Os resultados indicaram o potencial do produto denominado de Kit do Investigador - Coronavírus para promoção de um saber científico, crítico e emancipador, ampliando saberes e práticas de alfabetização científica na Educação Básica, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.