Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, Alfabetização Científica e práticas educativas
Metadados
Título
Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, Alfabetização Científica e práticas educativas
Ano de Defesa
2019
Grau de Titulação
MP
Autor
Leticia de Oliveira Santos
Orientador
Kleber Cavalcanti Serra
Coorientador
-
Nome do Programa
Ensino de Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
UFAL
Cidade
Maceió
UF
AL
Palavras-Chave
Ensino de Ciências Naturais; Alfabetização Científica; Estratégias didático-metodológicas.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Professores
Problema de Pesquisa
Como um professor formado em Biologia desenvolve estratégias para lecionar ao final do oitavo ano e em todo o nono ano do Ensino Fundamental, uma vez que os conteúdos curriculares estão fundamentados em conhecimentos de Química e Física? Bem como os professores de Física e Química diante dos conteúdos biológicos?
Objetivo Geral
Analisar como professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvem suas práticas educativas, a fim de perceber se há estratégias didático-metodológicas que incorporem a Alfabetização Científica.
Objetivos Específicos
1) Aprofundar os estudos teóricos sobre a Escola Contemporânea, realizar um estudo sobre a Alfabetização Científica, o Ensino de Ciências, e a BNCC (2018); 2) Analisar as práticas educativas de doze professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas estaduais pertencentes à 12ª GERE de Alagoas, e a sistematização dos resultados obtidos.
Resumo
Esta pesquisa parte da necessidade de analisar as práticas educativas dos professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de perceber se há estratégias didático-metodológicas que incorporem a Alfabetização Científica. Os objetivos da pesquisa foram: aprofundar os estudos teóricos sobre a escola contemporânea, realizar um estudo sobre realizar um estudo sobre a Alfabetização Científica, o Ensino de Ciências, e a BNCC (2018); Analisar as práticas educativas de doze professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas estaduais pertencentes à 12ª GERE de Alagoas, e a sistematização dos resultados obtidos. Utilizou-se a fundamentação teórica baseada em Sasseron (2014), Pizarro (2015), Lorenzetti (2000), Lorenzetti e Delizoicov (2001), PCN de Ciências no Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular (2018), Carvalho e Gil-Pérez (2011), Pavão (2008), Pozo e Crespo (2009), Furman (2009), Lefrançois (2008), dentre outros pesquisadores da área. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, com entrevista e questionário semiestruturado para os professores participantes deste estudo, nos quais foram distribuídos em 6 (seis) biólogos, 3 (três) químicos e 3 (três) físicos. Os resultados obtidos com o estudo evidenciaram que os professores estabelecem suas práticas pedagógicas a partir de uma educação com fundamentos contemporâneos, baseados na construção e interação direta dos estudantes, viabilizando assim, aulas que perpassem métodos expositivos. Deste modo, para incorporar a Alfabetização Científica nos estudantes, os professores estabelecem estratégias didáticometodológicas por meio da experimentação com diversos materiais, principalmente os de baixo custo, experimentos realizados na sala de aula, ou laboratório (caso a escola tenha), ou mesmo em ambiente adaptado, respeitando, inclusive, os recursos disponíveis na escola. Os professores promovem assim aulas de campo; jogos do tipo quiz; trabalhos em grupo; abordagem dos conteúdos por meio da contextualização; observação; mostras científicas e estratégias capazes de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Como produto educacional desenvolvemos um Blogger intitulado Educacias para discutir questões sobre o Ensino de Ciências e a sua importância para a vida cotidiana.