Ciências na oitava série: da Química disciplinar à Química do cidadão
Metadados
Título
Ciências na oitava série: da Química disciplinar à Química do cidadão
Ano de Defesa
2008
Grau de Titulação
MA
Autor
Tathiane Milaré
Orientador
José de Pinho Alves Filho
Nome do Programa
Educação Científica e Tecnológica
Instituição de Ensino
UFSC
Cidade
Florianópolis
UF
SC
Palavras-Chave
Ensino de Ciências; Oitava Série; Alfabetização Científica; Proposta de Ensino.
Modalidade
Não se aplica
Nível de Ensino
Não se aplica
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
AG
Problema de Pesquisa
É possível aproximar estas duas vertentes dentro da sala de aula, amenizando as dificuldades atualmente encontradas, contribuindo efetivamente com a formação básica do estudante de oitava série?
Objetivo Geral
Analisar o Ensino de Ciências da oitava série para conhecer quais e como os conhecimentos de Química são abordados, a fim de compreender como a Química pode contribuir com a ACT dos estudantes.
Objetivos Específicos
N. I.
Resumo
O foco deste trabalho é o Ensino de Ciências da oitava série do Ensino Fundamental, com ênfase nos conteúdos de Química trabalhados. São apresentados os direcionamentos propostos em documentos oficiais nacionais e estaduais de Santa Catarina e de São Paulo para esta série. São destacados,também, os principais pontos de trabalhos desenvolvidos nesta série, em busca de um delineamento das principais tendências da área. Os livros didáticos de Ciências,indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2005, foram analisados com a finalidade de se levantar os conteúdos químicos indicados para esta fase do ensino.A forma de apresentação destes conteúdos também foi considerada. Em contrapartida, buscou-se conhecer as características da prática em sala de aula por meio de entrevistas com professores de Ciências de turmas de oitava série de escolas públicas de Florianópolis,SC, e Araraquara,SP. Verificou-se que as tendências dos documentos oficiais e das pesquisas acadêmicas apontam para a interdisciplinaridade, abordagem temática e formação da cidadania, enquanto que a prática em sala de aula é influenciada pelos livros didáticos e tende a um ensino disciplinar, em que o ano letivo é dividido, principalmente, entre Química e Física.Como uma possível contribuição para amenizar os problemas encontrados neste contexto, foi desenvolvida uma proposta de ensino baseada nos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Para ilustrar de maneira mais prática a proposta de ensino, considerando as características das regiões das escolas consultadas, foram utilizados três temas: o Leite, o Mar e a Cana-de-açúcar. A proposta de ensino foi avaliada por professores de Ciências através de questionários.