As Feiras de Ciências como ambiente para a Alfabetização Científica
Metadados
Título
As Feiras de Ciências como ambiente para a Alfabetização Científica
Ano de Defesa
2016
Grau de Titulação
MP
Autor
Fernanda Cavalcanti Vitor
Orientador
Ana Paula Bispo da Silva
Nome do Programa
Formação de Professores
Instituição de Ensino
UEPB
Cidade
Campina Grande
UF
PB
Palavras-Chave
Feira de Ciências; Alfabetização Científica; Educação Científica; História da Ciência.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
N. I.
Componente Curricular
N. I.
Público Alvo
Outros (Análise documental)
Problema de Pesquisa
Que parâmetros devem ser considerados na elaboração das Feiras de Ciências.
Objetivo Geral
Realizar uma revisão bibliográfica sobre Alfabetização Científica, buscando fundamentar as nossas ideias para a identificação e construção de uma relação entre a Alfabetização Científica na perspectiva CTS e as Feiras de Ciências.
Objetivos Específicos
1) Analisar criticamente os referenciais teóricos internacionais e nacionais sobre Alfabetização Científica com o intuito de encontrar uma relação entre os conceitos de Feiras de Ciências e Alfabetização Científica na perspectiva CTS, valorizando também uma abordagem de História da Ciência; 2) Desenvolver um projeto pedagógico de Feiras de Ciências, como proposta baseada na Alfabetização Científica, para auxiliar à prática docente no planejamento de futuras Feiras de Ciências.
Resumo
A Alfabetização Científica tem sido a meta considerada na busca por uma educação em ciências que possibilite a formação de cidadãos. Entende-se que a Alfabetização Científica viabiliza a aquisição de habilidades e competências que tornam os alunos capazes de tomarem decisões técnico-científicas. Dentre as possíveis formas de promover a Alfabetização Científica, encontram-se as abordagens que prezam pela argumentação e pela discussão dos aspectos que influenciam a ciência, como a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a História da Ciência no Ensino de Ciências. Neste sentido, estabelecemos como objetivo geral da pesquisa realizar uma Revisão Bibliográfica sobre a Alfabetização Científica na perspectiva de fundamentar, identificar e construir uma relação entre esse tema e as Feiras de Ciências, para delimitação de um Projeto Pedagógico de Feiras de Ciências com foco na Alfabetização Científica, pois, apesar da crescente demanda de pesquisas na área, a Alfabetização Científica ainda apresenta lacunas, como a relação com a prática docente e uma avaliação condizente com seus propostos. Na medida em que se caracteriza como uma atividade interdisciplinar e aglutinadora de projetos desenvolvidos ao longo do ano, a Feira de Ciências torna-se um ambiente favorável para a Alfabetização Científica, permitindo o desenvolvimento de várias habilidades e competências relacionadas à atividade científica. Assim, neste trabalho apresentamos uma proposta de Alfabetização Científica a ser realizada através das Feiras de Ciências. A construção da proposta foi baseada na pesquisa realizada acerca dos pressupostos da Alfabetização Científica, da abordagem CTS e da História da Ciência e a partir dos parâmetros que foram identificados na literatura para a promoção da Alfabetização Científica. Tais parâmetros envolvem a interdisciplinaridade, a contextualização, a investigaçãoproblematização e a discussão-argumentação nas atividades de Ensino propostas. Como base para a elaboração da Feira, considerou-se os conhecimentos da comunidade escolar, introduzindo o tema Ambientes Recifais, no qual a escola está inserida. Neste projeto, consideramos duas escolas que estão localizadas em Olinda/ PE e em Paulista/ PE, pois têm o litoral como seu principal recurso, ou seja, muitos professores e uma grande parte dos estudantes e seus familiares utilizam esse ambiente para o lazer e/ ou como fonte de renda. Portanto, trazer esse assunto para a Educação Básica, torna-se uma estratégia interessante e diferenciada para construir conhecimentos científicos e desenvolver ações sustentáveis.