Aprendizagem relacionada ao conceito de energia visando à Alfabetização Científica e Tecnológica de alunos do Ensino Médio utilizando o enfoque CTSA
Metadados
Título
Aprendizagem relacionada ao conceito de energia visando à Alfabetização Científica e Tecnológica de alunos do Ensino Médio utilizando o enfoque CTSA
Ano de Defesa
2015
Grau de Titulação
MA
Autor
Fabrício Pimenta Neto
Orientador
Mauro Sérgio Peixeira de Araujo
Coorientador
-
Nome do Programa
Ensino de Ciências
Instituição de Ensino
UNICSUL
Cidade
São Paulo
UF
SP
Palavras-Chave
Metodologia de ensino de física; Enfoque CTS/CTSA; Energia.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Física
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Quais Competências e Habilidades relacionadas ao conceito de energia podem ser desenvolvidas nos alunos do Ensino Médio visando uma Alfabetização Científica e Tecnológica pautada pelo enfoque CTS/CTSA?
Objetivo Geral
Fazer uso de recursos didáticos e metodológicos como, por exemplo, a realização de experimentos, debates, seminários e livro didático, empregando-se um enfoque CTS/CTSA e tendo por base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a fim de proporcionar um aprendizado qualificado de conceitos de energia entre estudantes do Ensino Médio.
Objetivos Específicos
1) Diagnosticar os conhecimentos prévios que determinados alunos possuíam sobre os conteúdos específicos de energia; 2) Desenvolver competências e habilidades de acordo com os PCN e CBC; Contribuir para o aluno desenvolver o pensamento crítico e, assim, torná-lo alfabetizado cientificamente para que seja capaz de exercer sua cidadania na sociedade em que está inserido.
Resumo
Esta pesquisa intervenção foi desenvolvida visando proporcionar a aprendizagem do conceito de energia através de uma abordagem contextualizada, tendo por base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA) e a abordagem de aspectos da Natureza da Ciência, envolvendo o estímulo à realização de pesquisas, apresentações de seminários e debates, a construção e validação de um experimento abordando uma Usina Termoelétrica, além do uso de textos do livro didático adotado pela Escola. Buscou-se investigar quais Competências e Habilidades relacionadas ao conceito de energia podem ser proporcionadas visando uma Alfabetização Científica e Tecnológica pautadas pelo enfoque CTS/CTSA e o uso de diferentes recursos didático-metodológicos, atendendo às propostas contidas no documento Conteúdos Básicos Comuns (CBC), publicado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Minas Gerais. O trabalho de campo envolveu 28 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de São Sebastião do Paraíso – MG ao longo de todo ano letivo de 2013. A análise dos resultados foi feita adotando-se a metodologia Proposicional Quantitativa e Qualitativa. Os resultados apontaram para uma aprendizagem satisfatória dos conceitos relacionados com energia, tendo em vista as apresentações nos seminários, os relatórios escritos analisados, os questionários respondidos antes e após as intervenções, e os resultados observados na avaliação da aprendizagem anual do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), realizada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. A abordagem didática utilizada possibilitou que os alunos compreendessem alguns elementos típicos do enfoque CTS/CTSA e da Natureza da Ciência, o que possibilitou ampliar a sua conscientização acerca de questões ambientais, favorecendo o processo de alfabetização científica relacionado aos conceitos que envolvem energia.