A pedagogia libertadora de Paulo Freire, o ensino por investigação e a teoria de aprendizagem sócio-histórica: articulações possíveis para o ensino de Química
Metadados
Título
A pedagogia libertadora de Paulo Freire, o ensino por investigação e a teoria de aprendizagem sócio-histórica: articulações possíveis para o ensino de Química
Ano de Defesa
2020
Grau de Titulação
MP
Autor
Emília Fádua Sued Paulino
Orientador
Mirley Luciene dos Santos
Nome do Programa
Ensino de Ciências
Instituição de Ensino
UEG
Cidade
Anápolis
UF
GO
Palavras-Chave
Pedagogia Libertadora; Teoria Sócio-Histórica; Sequência de Ensino Investigativa; Ensino de Química; Ensino Médio; Alfabetização Científica.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Química
Público Alvo
Alunos e Professores
Problema de Pesquisa
Como o Ensino de Química estruturado na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e materializado por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa desenvolvida dentro dos pressupostos da teoria da Aprendizagem Sócio-Histórica de Vygotsky pode contribuir para o processo de Alfabetização Científica de alunos no Ensino Médio?
Objetivo Geral
Demonstrar a relação existente entre a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Ensino por Investigação propondo uma sequência de aulas planejadas e aplicadas em turmas do Ensino Médio de Química, dentro da perspectiva do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem em consonância com a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, tendo em vista a ampliação do processo de Alfabetização Científica dos alunos desse nível.
Objetivos Específicos
1) Realizar revisão bibliográfica sobrea Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o Ensino por Investigação, a Teoriada Aprendizagem de Vygotsky e os pressupostos teóricos do processo de Alfabetização Científica; 2) Elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) de acordo com a proposta de Carvalho (2013) e aplicá-la nas escolas-teste dentro da perspectiva do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem (VYGOTSKY, 1991), buscando também nessas aplicações a problematização e a dialogicidade na relação professor-aluno de acordo com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire (FREIRE, 1987); 3) Criar um produto educacional na forma de material textual com sugestões para professores de Química sobre como aplicar a SEI que desenvolvemos nesse trabalho; 4) Aplicar e avaliar a SEI junto a duas escolas de Ensino Médio da Educação Básicada rede pública estadual de Anápolis - GO; 5) Analisar os resultadosda aplicação da SEI e verificar a ampliação do processo de Alfabetização Científica (AC) dos alunos participantes avaliando que indicadores de AC (SASSERON; CARVALHO, 2008) estão presentes nas produções realizadas pelos alunos; 6) Verificar qual a influência da postura mediadora do professor (VYGOTSKY, 1991) na facilitação do processo de ensino-aprendizagem durante a aplicação da SEI.
Resumo
Este trabalho objetivou mostrar que o ensino de Química no Ensino Médio pode se beneficiar das contribuições da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e do Ensino por Investigação. Para colocar em prática em sala de aula a abordagem metodológica construída por meio da junção dessas duas abordagens optamos pelo uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que articulou essas duas ideias a fim de contribuir para o processo de Alfabetização Científica (AC) dealunos cursando o Ensino Médioem duas escolas públicas no município de Anápolis - GO. A SEI foi aplicada tendo em vista ainda, a postura mediadora do professor, fundamentando-se na teoria de aprendizagem proposta por Vygotsky. Por meio da análise dos resultados percebemos que a postura da professora-pesquisadora que orientou e direcionou o trabalho dos alunos em cada etapa da SEI foi decisiva para o alcance dos objetivos propostos. A SEI possibilitou uma maior compreensão dos conceitos de Química relacionados a polaridade e solubilidade das soluções, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo. Além disso, foram encontradas nas produções dos alunos dois dos três eixos estruturantes da Alfabetização Científica, a saber: compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais e o entendimento das relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, evidenciando um princípio de AC no processo pretendido.