A Microbiologia no ensino por investigação: uma ferramenta para promoção de saúde pública no contexto escolar
Metadados
Título
A Microbiologia no ensino por investigação: uma ferramenta para promoção de saúde pública no contexto escolar
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
MP
Autor
Camila Goetten Almeida do Valle
Orientador
Ricardo Ruiz Mazzon
Nome do Programa
PROFBIO Ensino de Biologia em Rede Nacional
Instituição de Ensino
UFSC
Cidade
Florianópolis
UF
SC
Palavras-Chave
Microrganismos; Biologia Celular; Saúde Única; Sequência de Ensino Investigativa; Alfabetização Científica; Argumentação.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Biologia
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
N. I.
Objetivo Geral
Propor uma Sequência de Ensino Investigativo que aborde conceitos de Microbiologia e que possa contribuir para a promoção de saúde no contexto escolar e a construção do conhecimento científico sobre a realidade e, portanto, contribuir para a promoção da Saúde Única.
Objetivos Específicos
1) Elaborar uma SEI sobre Microbiologia que contribua para a promoção de saúde sob a luz do conceito de Saúde Única; 2) Aplicar a sequência elaborada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio; 3) Realizar análise qualitativa da aplicação da SEI, buscando indicadores de alfabetização científica, habilidade de argumentação e domínio do conteúdo abordado; 4) Realizar uma análise de conteúdo de discurso dos estudantes em suas produções textuais; 5) Identificar nas interações discursivas, quais atividades da SEI proposta foram mais marcantes e quais menos instigantes aos alunos; 6) Propor modificações na SEI após análise dos indicadores de alfabetização científica e análise textual discursiva.
Resumo
A Microbiologia é uma área da Biologia que estuda os seres microscópicos desde sua morfologia até a interação com o meio em que habitam e suas relações com outros seres vivos. O processo de ensino desta área deve ser baseado em um conjunto de estratégias metodológicas em educação e disseminação do conhecimento produzido para aproximar e informar a sociedade, por meio dos estudantes e da escola, sobre os avanços da área, abrindo espaço para uma análise crítica das contribuições decorrentes das inovações dessa área do conhecimento. Para tanto, este trabalho desenvolveu uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) que objetivou integrar o Ensino de Microbiologia com a promoção da saúde a partir da percepção dos espaços aos quais os estudantes pertencem. Este projeto teve como objetivo propor uma SEI composta por 7 atividades, em âmbito presencial e à distância com atividades baseadas no ensino de Microbiologia, que pudesse contribuir para a Alfabetização Científica e promoção de saúde no contexto escolar. A SEI foi elaborada e aplicada a alunos do 1º ano do Ensino Médio e, após aplicação, por meio da produção textual foi realizada análise qualitativa dos Indicadores de Alfabetização Científica, padrão de argumentação de Toulmin e análise do conteúdo, de alguns textos selecionados. De acordo com as análises realizadas, a SEI contribuiu positivamente no processo de Alfabetização Científica e Padrão de Argumentação dos estudantes, bem como, promoveu o aprendizado dos conceitos abordados durante a aplicação da SEI. O produto final consiste na SEI e, posteriormente, também na produção de um artigo científico apresentando os resultados e constatações da pesquisa. A presente dissertação está organizada em 6 capítulos, os quais abordam referencial teórico, metodologia, apresentação da SEI, resultados e discussões sobre as produções textuais dos estudantes antes e após a aplicação da SEI, e como conclusão apresentamos uma reflexão sobre o trabalho e os aspectos que destacam as contribuições da SEI aplicada, quais atividades foram mais marcantes e mais instigantes, e as aspectos que poderiam ser melhorados para uma nova aplicação da SEI proposta.