A abordagem CTS/A por professores de Ciências em formação inicial: limites e desafios da Alfabetização Científica para a promoção da alfabetização em Nutrição
Metadados
Título
A abordagem CTS/A por professores de Ciências em formação inicial: limites e desafios da Alfabetização Científica para a promoção da alfabetização em Nutrição
Ano de Defesa
2018
Grau de Titulação
DA
Autor
Valéria Brumato Regina Fornazari
Orientador
Ana Tiyomi Obara
Nome do Programa
Educação para a Ciência e a Matemática
Instituição de Ensino
UEM
Cidade
Maringá
UF
PR
Palavras-Chave
Formação inicial de professores; Alimentação humana; Formação científica.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF II e ES
Componente Curricular
Ciências e Estágio Supervisionado para o Ensino de Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Como a temática nutrição e alimentação humana, pautada na organização do ensino por meio de oficinas pedagógicas, embasada nos pressupostos da proposta CTS/A, pode contribuir para a formação inicial de professores de Ciências para a prática da alfabetização em nutrição, no Ensino Fundamental II?
Objetivo Geral
Investigar se a utilização de oficinas pedagógicas, orientada na abordagem CTS/A, por licenciandos do curso de Ciências Biológicas (professores em formação inicial) pode contribuir na alfabetização científica em nutrição de alunos do Ensino Fundamental II.
Objetivos Específicos
1) Analisar os conceitos dos professores de Ciências em formação inicial acerca da temática alimentação e nutrição humana, partindo das possibilidades da abordagem CTS/A e no Ensino de Ciências; 2) Investigar como os livros didáticos de Ciências adotados pelos professores de Ciências do Colégio de Aplicação Pedagógica- CAP de uma universidade pública do Paraná, nos anos de 2012 a 2019, apresentam o conteúdo de nutrição humana de forma a contribuir para alfabetização científica em alimentação e nutrição humana; 3) Identificar e discutir quais são os conceitos prévios dos alunos do Ensino Fundamental II do CAP acerca da temática alimentação e nutrição humana para avaliar o nível de alfabetização em nutrição dos mesmos; 4) Identificar, analisar e discutir quais os avanços e limites da utilização de oficinas pedagógicas, embasadas nos pressupostos CTS/A, no Ensino de Ciências para a promoção da alfabetização em nutrição na formação inicial de professores de Ciências.
Resumo
Frente a atual configuração da saúde mundial, na qual as doenças crônicas não transmissíveis tornaram-se casos de saúde pública, é de suma importância que a educação prepare o alunado para o exercício da cidadania, ou seja, gozar de seus direitos e deveres, dentre eles o direito à saúde. Para isso, é necessário que os alunos, por meio de uma educação científica de qualidade, sejam preparados para decidir quais alimentos consumir de forma a determinar seus hábitos alimentares em busca da qualidade de vida, ou seja, a alfabetização em nutrição. Esta educação é pautada em três eixos: (I) a compreensão básica de termos, conceitos, conhecimentos e fenômenos científicos; (II) a compreensão da natureza da Ciência e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática; (III) e o entendimento entre as relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente – CTS/A. Portanto a proposta CTS/A é entendida como o meio pelo qual o professor fomenta a alfabetização científica. Desta forma, esta tese buscou averiguar os limites e desafios da utilização da abordagem CTS/A, por professores de Ciências em formação inicial, como estratégia para a alfabetização científica de alunos do Ensino Fundamental II, tendo como base o tema nutrição humana. Para tanto, foi realizada um estado da arte acerca dos artigos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências -ENPEC sobre a temática; a análise dos livros didáticos de Ciências adotados no Colégio de Aplicação Pedagógica - CAP vinculado à uma Universidade Pública do Estado do Paraná, por meio dos indicadores de alfabetização científica; a constituição de um grupo de estudo reflexivo, formado pelos professores e licenciandos do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, da mesma universidade, para a organização de oficinas pedagógicas com o tema nutrição humana. Estas oficinas foram analisadas de acordo com a análise de conteúdo, além dos pressupostos da alfabetização científica, em saúde e nutrição e das oficinas pedagógicas. Foi possível identificar que a área de ensino de Ciências, no que se refere ao evento em questão, apresentou poucos artigos que abordavam a temática e nenhum apresentou a proposta da alfabetização científica ou em nutrição. Quanto aos livros didáticos, o conteúdo é apresentado apenas no livro do 8º ano, relacionado à Fisiologia e Saúde Humana, deixando de abordar questões como a merenda escolar, a influência da mídia e as questões CTS/A. Quanto a formação inicial de professores foram propostas sete oficinas das quais cinco abordaram a alfabetização crítica em nutrição, evidenciando que práticas diferenciadas podem fomentar com sucesso a alfabetização em nutrição. Desta forma, foi possível concluir que não existe um olhar, na formação inicial de professores de biologia para o fomento da alfabetização em nutrição no Ensino Fundamental II, além disso os materiais didáticos analisados também não foram capazes de promover a alfabetização em nutrição o que demonstra a importância da atuação docente na organização do ensino, porém a desvinculação entre os conteúdos teóricos de nutrição tratados no curso e a prática pedagógica com os mesmos se constitui como um limite a ser superado um vez que, os licenciandos precisam vivenciar situações reais de ensino que envolvam os conteúdos de nutrição para que a alfabetização em nutrição possa ser possível. Assim, o ideal seria que, tanto as disciplinas pedagógicas como as não pedagógicas promovessem, no curso de licenciatura, a articulação entre a teoria e a prática pedagógica.