O uso de capacitores para o ensino de Física utilizando materiais alternativos
Metadados
Título
O uso de capacitores para o ensino de Física utilizando materiais alternativos
Resumo
Este texto resulta de uma pesquisa que tem como objetivo a elaboração de um produto educacional (O USO DE CAPACITORES PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS) através de uma sequência didática que oriente a prática pedagógica de professores de física no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada nas turmas de terceiro ano da escola José Ribamar Batista – EJORB. Para a elaboração e aplicação desta sequência didática utilizamos como principais aspectos teóricos e metodológicos as obras de SASSERON E MACHADO (2017) no que diz respeito aos eixos estruturantes da alfabetização científica, a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) com as competências da área de ciências da natureza, e, ZABALA (1998) sobre as orientações de como criar uma sequência que seja coerente e mantenha as ligações das informações para que o aluno perceba e aproprie-se da noção de pensamento científico. Na aplicação de nossas aulas apresentamos os conteúdos da física afim de desenvolver as habilidades que são sugeridas para a área de Ciências da Natureza no ensino médio, baseados no método de ensino por investigação, no laboratório de ciências. O enfoque foi no experimento de carga e descarga de capacitores, um experimento que utiliza capacitores de carga relativamente alta e que podem proporcionar efeitos com lâmpadas e situações de curto-circuito que visam chamar a atenção do aluno e aguçar sua curiosidade. A partir de nossas análises podemos afirmar que experimento realizado é expositivo, mas pode e deve ser manuseado pelos alunos com supervisão do professor para tirarem suas dúvidas quanto aos questionamentos que surgirem ao longo da aula. Na devolutiva dessas aulas buscamos identificar os indicadores de alfabetização científica, observando se as anotações e esquemas que foram feitos pelos alunos, relacionam-se com os referidos indicadores. Para obter o resultado esperado ordenamos as atividades de tal maneira que, através da apresentação do experimento, o aluno possa perceber a construção do pensamento científico questionando sobre a finalidade do experimento, observando o seu funcionamento e então apresentem as possibilidades de realizar testes diferentes, a partir da elaboração de hipóteses. Dessa maneira, analisamos que os indicadores de alfabetização científica presentes nas respostas dos alunos podem ser percebidos na forma como eles organizaram as suas ideias para estudar, servindo de orientação para novas situações em que se deparem com um problema que requer uma análise para desenvolver opinião ou realizar uma proposta de intervenção. Nesta perspectiva destacamos que trabalhar a alfabetização científica na abordagem dos conteúdos pode proporcionar situações de aprendizagem em que o aluno consiga montar esquemas de estudos que o leve a aprender e aplicar o que aprendeu em situações reais do seu cotidiano.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2022
GRAU DE TITULAÇÃO
MP
AUTOR
Fernando Cezar Rivarola Ramirez
ORIENTADOR
Esperanza Lucila Hernandez Angulo
COORIENTADOR
-
NOME DO PROGRAMA
PROFIS-Ensino de Física
INSTITUIÇÃO
UFAC
CIDADE
Rio Branco
UF
AC
PALAVRAS-CHAVES
Ensino de Física; Alfabetização Científica; Capacitores.
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EM
COMPONENTE CURRICULAR
Física
PÚBLICO-ALVO
Alunos e Professores
PROBLEMA DA PESQUISA
Quais indicadores de alfabetização científica aparecem e podem ser identificados no processo de estudo dos alunos diante das aulas de laboratório expositivo de carga e descarga de capacitores?
OBJETIVO GERAL
Elaborar uma um produto educacional direcionado para professores de física do ensino médio que consiste em uma sequência didática para a construção e uso de um experimento de carga e descarga de capacitores que possa oportunizar a investigação por parte dos alunos e a observação do professor sobre quais indicadores de alfabetização científica (Sasseron, 2008) podem surgir diante dessa aula com laboratório expositivo (Sasseron e Machado, 2017).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Elaborar uma sequência didática a partir dos eixos estruturantes da alfabetização científica; 2) Montar um experimento para mostrar a carga e descarga de capacitores; 3) Elaborar um produto educacional direcionado para professores de Física do ensino médio; 4) Aplicar o produto educacional em turmas do terceiro ano de ensino médio; 5) Analisar se os indicadores de alfabetização científica aparecem no desenvolvimento dos alunos como resultados; 6) Relatar a experiência didática vivenciada; 7) Disponibilizar de forma gratuita o produto educacional gerado na plataforma EduCapes.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim