Microbiologia e segurança dos alimentos: conhecimento e práticas no ensino básico
Metadados
Título
Microbiologia e segurança dos alimentos: conhecimento e práticas no ensino básico
Resumo
Nas últimas décadas, a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) tem sido um dos temas prioritários na agenda pública brasileira. Não se consegue promover SAN sem associar práticas de educação, principalmente no Ensino Básico, para a promoção da saúde. No entanto, um problema que atualmente prevalece no contexto escolar é a falta de metodologias que auxiliem a aplicação prática da Educação Alimentar e Nutricional nas atividades pedagógicas, principalmente com um enfoque no entendimento e prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), que estão entre os problemas de Saúde Pública mais prevalentes mundialmente, causando alta morbidade e mortalidade. Assim, o objetivo desse estudo é investigar conhecimentos, atitudes e práticas que os educandos apresentam sobre Microbiologia e Segurança de Alimentos no Ensino Básico e aplicar estratégias educativas baseadas em oficinas voltadas a este tema, com foco na Alfabetização Científica. As estratégias foram realizadas em duas escolas públicas da região Sul da Bahia com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II e do 2º ano do Ensino Médio, envolvendo um total de 203 alunos. Os educandos foram inicialmente avaliados através de um questionários pré-intervenção, estruturado de acordo a escala de Likert, aplicados nas aulas de Ciências e Biologia, composto com 10 questões objetivas referentes à Microbiologia e Segurança dos Alimentos. Seis meses após o término das intervenções, um questionário igual ao anterior foi aplicado (questionário pós-intervenção, Q1) e as respostas dos dois questionários (Q0 e Q1) foram analisadas através do cálculo do Ranking Médio (RM). As intervenções foram realizadas através de cinco oficinas com aplicações de jogos, práticas, vídeos, e uma palestra. Nas práticas, foram utilizadas amostras de alimentos para análises dos patógenos de maior prevalência nas DTA no Brasil (Escherichia coli, Salmonella e Staphylococcus aureus), dando um enfoque a Alfabetização Científica. Após as oficinas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas nas quais os alunos expuseram a sua opinião quanto à compreensão do conteúdo abordado. Os resultados revelaram que no Ensino Fundamental o RM do Q1 (média = 0,65 ±0,13) aumentou em 21% quando comparado ao Q0 (média = 0,44 ±0,16), sendo estatisticamente significativo (p = 0,0135). No Ensino Médio foi observado um aumento no RM do Q1 em aproximadamente 80% das questões e a média do RM do Q1 ficou acima de 0,6 considerado como satisfatório para o aprendizado. Acreditamos que se abordagens práticas sobre o tema Segurança dos Alimentos forem inseridas nas escolas de ensino básico como prioridade, a alta prevalência das Doenças Transmitidas por Alimentos tende a diminuir, uma vez que 40% surtos ocorrem por alimentos manipulados nas próprias residências.
LINK da Plataforma Sucupira
https://ppgca.uesc.br/wp-content/uploads/2022/12/maria-aparecida-2021.pdf
ANO DE DEFESA
2021
GRAU DE TITULAÇÃO
DA
AUTOR
Maria Aparecida da Ressurreição Brandão
ORIENTADOR
Bianca Mendes Maciel
NOME DO PROGRAMA
Ciência Animal
INSTITUIÇÃO
UESC
CIDADE
Ilhéus
UF
BA
PALAVRAS-CHAVES
Educação alimentar; Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Saúde pública; Doenças transmitidas por alimentos.
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EF II e EM
COMPONENTE CURRICULAR
Ciências e Biologia
PÚBLICO-ALVO
Alunos
PROBLEMA DA PESQUISA
N. I.
OBJETIVO GERAL
Investigar conhecimentos e práticas que os alunos do Ensino Básico do Colégio Municipal de Coaraci (Ensino Fundamental II) e do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão (Ensino Médio), da cidade de Coaraci-BA, apresentam sobre Microbiologia e Segurança de Alimentos, e aplicar estratégias educativas baseadas em oficinas voltadas à Microbiologia e Segurança dos Alimentos, enfatizando os patógenos mais prevalentes causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), com foco na Alfabetização Científica e avaliar o grau de aprendizado desses alunos após intervenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Pesquisar a relevância da Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito da educação básica e os principais micro-organismos causadores de DTA; 2) Realizar uma avaliação primária com os alunos relacionada ao conhecimento prévio sobre a Microbiologia e Segurança dos Alimentos, através de questionário préintervenção; 3) Promover a realização das aulas experimentais sobre Microbiologia e Segurança de Alimentos no Ensino Básico alicerçado no processo da Alfabetização Científica; 4) Realizar intervenções práticas e teóricas através de oficinas sobre Microbiologia e Segurança dos Alimentos para despertar nos estudantes boas práticas de higiene visando evitar a veiculação de micro-organismos causadores de DTA; 5) Avaliar, através de um questionário pós-intervenção, se o aprendizado adquirido durante as oficinas foi fixado ao longo de 6 meses.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim